A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL AINDA EXISTE?





Sou do tempo em que os cristãos amavam ir a Escola Bíblica Dominical, velhos tempos, quantas saudades. Daí lembro-me do hino 545 CC intitulado “Vamos à escola” que diz: “Vamos, jovens alunos, à escola, A Palavra de Deus estudar, Boas-novas ouvirmos de Cristo, E favores reais alcançar...” Que hino! Isso me emocionava muito, e até os dias atuais me emociono ao cantar, e como sinto a falta dessa emoção, desse desejo em nossos irmãos, em nossas igrejas. É isso mesmo; uma velha e ao mesmo tempo uma nova discussão bate à porta da Igreja pós-moderna, a existência da Escola Bíblica Dominical no contexto dos dias atuais, surgindo aí questionamentos como: Ela ainda existe? Ela tem atendido as necessidades da igreja hoje?


Tem evangelizado como foi assim sua proposta inicial com seu idealizador Robert Raikes em 1780? Em alcançar as crianças na Inglaterra organizando uma escola que funcionaria aos domingos, cuidando não apenas da educação secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro texto. Parece-nos que estamos distante disto, e principalmente no contexto demundo em que vivemos. Gosto muito da frase do educador Paulo Freire que diz: “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”. Freire tinha plena consciência sobre a necessidade de uma busca constante no processo ensino aprendizado, acredito ser preciso resgatar essa consciência se quisermos de fato termos uma educação cristã que atenda a necessidade do nosso povo. Daí acredito que é necessário também passar pela Escola Dominical essa discussão, percebendo que a mesma precisa urgentemente de um upgrade.


Tenho lidado há quase 30 anos com a EBD, ora como aluno, ora como professor e tenho concluído que infelizmente os crentes do mundo pós-modernos não demonstram mais desejo de ir a Escola Bíblica Dominical; mas será por quê? O tempo mudou? Deus mudou? A igreja está ultrapassada em suas estratégias? Precisamos refletir sobre isto. Percebo que há três fatores importantes que necessitam ser revistos dentro desta discussão. Vejamos:


I - Resgatar o desejo dos Cristãos em estudarem a Bíblia


“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”(Sal. 119.105). “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sal. 119.11).


No contexto de mundo em que vivemos hoje, a Palavra de Deus quando ministrada fará uma grande diferença na vida das pessoas. Há uma grande carência de Deus (Sal.42.2). Cada dia o homem questiona sua existência, o eterno, a vida pós a morte, e outras questões; e é a Bíblia que tem as respostas. Ela direciona seu leitor, dirimindo suas dúvidas e questionamentos. Quando os cristão voltarem a ter o desejo de estudar a Palavra de Deus acredito que resgataremos a E.B.D., a melhor escola do mundo. Escola que edifica e doutrina a igreja do Senhor. Em minha experiência como cristão foi na E.B.D. que senti esse desejo de estudar a Bíblia, de conhecê-la melhor, pois com toda certeza obtive o maior crescimento pessoal e ministerial.


II - Porque todos os crentes de faixas etárias diferentes tem oportunidade de estudar a Bíblia


“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Tim. 2.4).


Na E.B.D. todos podem estudar a Bíblia, os alunos das mais variadas faixas etárias vão construir com o seu professor o aprendizado. No currículo da Igreja Batista, desde a mais tenra idade até a 3ª idade há uma classe voltada para atender essas demandas. Daí não há desculpas para os cristãos não estarem presentes na Escola Bíblica Dominical. Destacamos também que na E.B.D. as diferentes classes sociais se encontram, e juntas buscam aprender a Palavra de Deus que fará grande diferença na vida daqueles que reservam esse precioso tempo para seu crescimento espiritual. Todos podem estudar a Bíblia, a criança, o adolescente, o jovem, o senhor, a senhora, o pobre, o rico; não importa a localização na escala hierárquica que as pessoas se encontram, pois todos são alunos do grande Mestre por excelência que é Jesus. E são seus ensinamentos que farão grandes transformações na vida daqueles que a buscam ardentemente crescerem na fé.


III - Porque a Igreja está sendo doutrinada


“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Ef. 5.16).


É preciso que a igreja hoje esteja firme em sua fé e doutrina, os tempos sãos maus (Ef. 5.16; I Tim. 1.10; II Tim.4.2-3). Uma igreja forte doutrinariamente está comprometida em estudar a Bíblia visando fortalecer a vida espiritual de seus membros. Vivemos hoje a “Religião do resultado”, os homens mandam em Deus rogando que o Ele os cure, lhes dê prosperidade. Porém não estão dispostos a obedecer aos mandamentos do Senhor para suas vidas, é preciso que a igreja seja fortalecida doutrinariamente para que as ovelhas não venham procurar “pastos” em outros campos que não inspiram confiança, daí muitos cristãos frágeis em sua fé devido não estarem aprendendo com a Palavra de Deus a sã doutrina mencionada pelo apóstolo Paulo em Tito 1.9, que diz: “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. Quando os cristãos descobrirem que na Escola Dominical estão sendo doutrinados, se tornarão alunos assíduos, estudantes eternos das Sagradas Escrituras e estarão firmes e fortes para enfrentarem o mundo que jaz no maligno.


IV - Porque se ensina valores eternos aos crentes (Rom.12.10; Ef.4.32; Prov. 2.24.).


“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Ef. 4.32).


Valores como amor, perdão, humildade são ministrados em nossa Escola Dominical. Cada crente é desafiado a vivenciar tais valores que o acompanharão em toda a sua vivência. Cada crente é desafiado não apenas a entender a Palavra, mas colocá-la em prática como ensinado por Jesus em sua pedagogia afirmando que o homem prudente é aquele que pratica a Palavra. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mat. 7.24).


É na E.B.D. que cada aluno está formando seu caráter espiritual, aprendendo a se relacionar com seu irmão, entendendo-se mutuamente dentro desse corpo que é a Igreja de Cristo, que propicia uma formação sólida com base nos valores da Palavra de Deus. Valores estes que quase inexiste na sociedade da lei do mais forte e do levar vantagem em tudo. Quando cada cristão refletir sobre essa oportunidade que a E.B.D. proporciona para ele, creio que vai olhar a Escola Bíblica Dominical com mais carinho posicionando-se de maneira diferente. Pois acredito que todo crente quer se assemelhar com Jesus, o nosso exemplo maior, exemplo de amor, verdade, perdão e honestidade.


V – Porque se forma líderes que servirão a Igreja e ao Reino de Deus


“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (I Cor. 12.28).


Embora saiba que a Escola Bíblica não seja uma escola de treinamento para líderes, pois não foi assim seu propósito inicial algo já discutido por nós no início do nosso artigo, acredito que ela proporciona uma capacitação importante a líderes em potencial. É na Escola Dominical que cada crente está sendo formado, seja no seu caráter como já vimos, seja em sua formação cristã ministerial que o levará se tornar um líder na igreja descobrindo assim seus dons.


Tive uma experiência incrível em minha vida de liderança, fui aluno da Escola Dominical de uma igreja em minha cidade e tive o prazer de ter uma excelente professora em minha adolescência. Anos depois para minha surpresa reencontrei-a sentada na classe de senhoras e agora sendo o seu professor, que alegria para mim. Mas que grande responsabilidade; lembrei-me de tudo que aprendi com a mesma e como foi importante suas aulas ainda em minha adolescência e toda sua influência. Tornei-me um Ministro de Cristo graças aos ensinamentos de minha professora da E.B.D., foi isto que o apóstolo ensinou ao jovem pastor Timóteo: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (II Tim. 2.2).


Paulo tinha a visão de formação de liderança, a igreja precisa ter a mesma visão, e a Escola Dominical é uma grande aliada nessa formação de novos líderes. Concluímos esse momento, desafiando a você meu querido irmão, minha querida irmã, igreja de Jesus Cristo; a nos tornarmos alunos dessa Escola que ensina a Palavra de Deus, a melhor escola do mundo. A buscar na E.B.D. lições riquíssimas para sua vida, e para seu crescimento espiritual, desfrutando a vida abundante que Cristo nos oferece, e só assim nos tornaremos padrão de integridade nos dias atuais.



Pastor Matosalém da Rocha Lopes
Pastor auxiliar da Igreja Batista na Estrada do Curado
Recife - Pernambuco

____________________________
Matosalém da Rocha Lopes, pastor auxiliar da Igreja Batista na Estrada do Curado, Recife-PE. Graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, licenciado em História. Pós graduado em Ensino de História das Artes e das Religiões pela UFRPE. Facilitador em Capacitações na área de Liderança e cristã e secular e conferencista. Professor de História, Filosofia, Sociologia, e Ensino Religioso das séries do Ensino Fundamental e Médio. Pesquisador com pré-projeto e mestrado sobre missões indígenas, e pesquisador na área de Ensino Religioso.

Texto extraído do O Jornal Batista, Edição 47, Domingo,18/11/2012, página 15
http://igrejabetelpvh.blogspot.com.br/2012/11/a-escola-biblica-dominical-ainda-existe.html