Elogiaram minha pregação: que devo responder?

Resultado de imagem para pregador bíblia
Brian Croft12 de Julho de 2017 - Igreja e Ministério


“Grande trabalho... bom sermão... realmente falou comigo”. A lista de frases que um pastor pode ouvir enquanto os membros da igreja saem da igreja prossegue. Inevitavelmente, se o sermão foi bom ou não, esses comentários rápidos serão falados a nós com diferentes níveis de sinceridade, e é importante que saibamos como responder de um modo que honre a Deus. Aqui estão 4 sugestões:
1) Agradeça

É triste quando um pastor tenta usar uma falsa humildade para esconder as suas inseguranças ou incapacidade de saber como receber uma palavra gentil. Geralmente a resposta de um pastor após um comentário encorajador é assim: “Ah... não, não foi um bom sermão. Eu esqueci isso, atrapalhei-me em minhas palavras naquilo...”. Simplesmente pare e diga: “Obrigado por suas palavras gentis”.
2) Seja grato pelo incentivo

Independentemente do comentário ter sido destinado a incentivá-lo, agradeça-lhes por suas palavras encorajadoras. Seja grato que, ainda que por um breve, simples ou mesmo superficial comentário, alguém dedicou um tempo para compartilhar os seus pensamentos com você. Seja grato e o receba dessa forma.
3) Seja humilde pelo Senhor se dignar a usá-lo

O que deve nos humilhar mais do que um ouvinte separar um tempo para nos encorajar sobre nosso sermão é o fato de que Deus pode escolher usar vasos quebrados como nós, semana após semana, domingo após domingo, para apascentar o povo de Deus com a palavra de Deus. Isso deve nos surpreender em cada palavra gentil dirigida a nós. Quando isso deixa de nos surpreender, devemos começar a nos preocupar.
4) Dê a Deus toda a glória

A grande tentação quando elogiados sobre um sermão é pensar que o fruto dos nossos labores é, em última análise, sobre nós e por nossa causa. Quando uma palavra amável nos for dirigida sobre nosso sermão, nos asseguremos que Deus seja reconhecido e louvado. Não de modo superficial, mas sincero. Podemos dar a Deus a glória com os nossos lábios em resposta, mas dentro sermos consumidos com orgulho.
Respostas sugeridas:

À luz dessas sugestões, aqui estão algumas maneiras pelas quais acho ser apropriado responder a uma palavra amável referida a nós após um sermão:

“Obrigado por suas palavras gentis, Deus é bom no modo como ele fala a cada um de nós por meio de sua palavra”. “Agradeço a você por seu encorajamento, sou grato a Deus por ter usado a sua palavra dessa maneira”. “Eu sou grato a você por ter dedicado um tempo para compartilhar a maneira em que a palavra de Deus o afetou. Esta passagem me afetou de modo semelhante. Deus é muito gracioso”.

Pastores, recebam as palavras gentis que são ??oferecidas a vocês. Sejam encorajados por elas. Isso os ajudará em meio ao desânimo que muitas vezes ocorre na segunda-feira. E permaneçam humildes, pois em 6 dias vocês começarão a fazer tudo novamente.



Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva








Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering...







http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/1154/Elogiaram_minha_pregacao_que_devo_responder